Gestão da Segurança e Protecção Civil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso

4 participantes

Ir para baixo

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso Empty Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso

Mensagem  João Saramago Dom Out 17, 2010 11:24 pm

O número de alunos de Gestão de Segurança e Protecção Civil tem aumentado de ano para ano.
As áreas que abordamos no nosso curso são tão diversificadas como actuais e o ISLA deve ser, em meu ver, espaço de reflexão e referência à vista da sociedade, para estes assuntos.
Assim, desafio os digníssimos colegas a exercitar o intelecto e a lançar para a discussão formas e assuntos a desenvolver neste sentido.
Poderemos pensar em ateliers, demonstrações, palestras, ciclos de discussão...
o que é importante é que criemos uma imagem de profissionalismo, competência e rigor digno de reconhecimento para o exterior.
Penso que todos nós temos a ganhar com este trabalho por isso, mãos à obra.
João Saramago
João Saramago
Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 49
Localização : Lisboa

http://lincepisteiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso Empty Re: Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso

Mensagem  Paulo César Seg Out 18, 2010 1:19 am

Boas caros colegas,

Por acaso esta ideia já me tinha passado pela cabeça. Desde que entrei para o ISLA que tenho reparado que a nossa faculdade até promove um número significativo de encontros, sejam estes palestras, workshops, fórums de discussão, e outros ao longo do ano.
Tal como disseste João, nós já somos bastantes alunos, talvez não tantos em comparação com os outros cursos, mas já somos "mais do que suficientes" para promovermos algumas acções ligadas às nossas temáticas, em que mais uma vez faço minhas as tuas palavras, que são tão "diversificadas como actuais. Além das nossas temáticas, cada um de nós traz já uma experiência pessoal, nomeadamente a nível profissional, que pode contribuir significativamente para boas iniciativas.

Gostei bastante do desafio e agora é uma questão de pôr a imaginação e a criatividade a funcionar... Very Happy

Cumprimentos e boas ideias,
Paulo
Paulo César
Paulo César
1º Ano
1º Ano

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/09/2010
Idade : 35
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso Empty Re: Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso

Mensagem  Pedro Lopes Seg Out 18, 2010 5:04 pm

Á semelhança de outros Cursos de PC espalhados pelo País, podiamos propor um tema para debate/conferência/colóquio (o que quer que seja) á Direcção do ISLA. Julgo que o Henrique, na altura da campanha para a Associação Académica, falou nisso. Na altura falou-se até num simulacro.
Vamos para a frente com isso. Temos que tornar o Curso dinâmico.
Pedro Lopes
Pedro Lopes
Admin
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 15/08/2010
Idade : 47
Localização : Carcavelos

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso Empty Re: Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso

Mensagem  João Saramago Qua Out 20, 2010 2:26 pm

Muito bem,
A julgar pelo entusiasmo demonstrado que aqui, quer nas conversas entre aulas no ISLA, temos massa criativa para andar em frente.
Sugiro uma semana dedicada à Segurança e Protecção Civil, tendo presentes ambas as áreas, a security e a Safety e podemos incluir, palestras, simulacros, demonstrações, exposições, workshops, etc...
Lembrei-me por exemplo de uma das conferências dedicá-la ao tema "A interpretação e mediação dos Meios de Comunicação Social, desastres ou prevenção", uma pessoa que podia ser uma mais-valia era a Prof. Rita Espanha.
Consigo atrair a Cruz Vermelha Portuguesa e a PSP para exposições e workshops, sei que também temos conhecimentos para atrair o RSB, a ANPC, um patrocínio de uma empresa de segurança também era interessante, a Prossegur costuma gostar destas iniciativas e depois há as individualidades, o Elísio Oliveira tem uma experiência interessante do Haity que gosta de partilhar (dava uma palestra boa).
Vamos falando e enriquecendo isto.

Abraços e bjs a todos
João Saramago
João Saramago
Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 49
Localização : Lisboa

http://lincepisteiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso Empty Re: Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso

Mensagem  Paulo César Qui Out 21, 2010 12:49 pm

Boas,

Eu cá, enquanto não tenho ideias "mais criativas", acho que podiamos aproveitar exposições de faculdades, do género do "forum estudante" na FIL e de eventos de divulgação de formação para estarmos presentes e divulgarmos o nosso curso. Nalgumas delas o ISLA costuma estar já representado, ainda mais fácil é o nosso trabalho, apenas temos de colocar uns posters ou uns flyers.

Pegando na tua ideia João, penso que o dia da Protecção Civil é assinalado a 1 de Março, o que significa que até lá temos bastante tempo para nos organizarmos e fazer "qualquer coisa em condições". Já coloquei um video aqui no fórum de uma exposição na Marinha Grande e achei ser um exemplo muito bom e aplativo em que as forças estão bem representadas, a comunidade tem uma ideia mais "visivel" do que é, para que serve e a importância da Protecção Civil.

Outro exemplo que também já encontrei foi nesses dias da protecção civil existirem actividades em paralelo como por exemplo o exército ter montado uma parede de escalada com slide, passagem de apresentações ou videos educativos, etc.

Para finalizar, gostava de "desenterrar" aqui uma ou outra campanha que tiveram algum sucesso no passado junto das camadas mais jovens. Quando era bem mais novinho, haviam uns desenhos animados da protecção civil e segurança rodoviaria chamados "Tinoni e Companhia", para quem se lembra estes desenhos tiveram bastante impacto na altura e não sei se hoje ainda existem mas acho que estão em estado "adormecido" ou guardados na gaveta.

Outra campanha era promovida pela "Prevenção Rodoviaria Portuguesa", salvo erro, e consistia numa serie de encontros escolares em todo o país em que o objectivo era consciencializar os jovens do 2º ciclo, para a forma de como circular na estrada.
Numa primeira fase cada escola fazia concursos por meio de um teste teorico de escolha multipla que colocava varias questões do codigo da estrada e numa segunda parte uma prova pratica de bicicletas através de um percurso montado em que os jovens tinham de respeitar os sinais e fazer os respectivos sinais de virar, abrandar, etc..
Após cada escola fazer uma selecção de 4 elementos, estes eram levados a concurso de conselho em que as provas eram repetidas, depois a nível distrital e por último a nível nacional.
Para incentivar, em cada uma das fases haviam prémios para os primeiros classificados.
Não sei se estas iniciativas ainda existem, mas caso já não estejam em vigo acho que se perdeu muito em ter acabado com elas...

Enfim, caros colegas, deixo já aqui algumas ideias, não tão criativas pois só fiz um levantamento de algumas iniciativas que podemos seguir como exemplo ou até algumas realizarmos nós mesmos.

Cumprimentos,
Paulo César
Paulo César
Paulo César
1º Ano
1º Ano

Mensagens : 35
Data de inscrição : 13/09/2010
Idade : 35
Localização : Vila Franca de Xira

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso Empty Re: Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso

Mensagem  João Saramago Sex Nov 05, 2010 6:38 pm

Caríssimos,

A máquina já está em andamento!!
Muito em breve daremos notícias de um grande evento fantástico que se irá realizar por terras do ISLA!!!
João Saramago
João Saramago
Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 49
Localização : Lisboa

http://lincepisteiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso Empty Re: Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso

Mensagem  João Saramago Sex Dez 03, 2010 10:42 pm

Novidades!!!!
Já fizemos a reunião com o ISLA e a semana da segurança e protecção civil já tem data: 21 a 26 de Março.
Visitem o nosso blog: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraços e bjs
João Saramago
João Saramago
Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2010
Idade : 49
Localização : Lisboa

http://lincepisteiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso Empty Semana

Mensagem  Bartolomeu Castro Dom Dez 05, 2010 2:16 am

Força pessoal estamos á espera de uma semana em cheio.
Bartolomeu Castro
Bartolomeu Castro
2º Ano
2º Ano

Mensagens : 9
Data de inscrição : 21/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso Empty Re: Iniciativas a desenvolver no ISLA para divulgação de temas associados ao nosso curso

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos